Património Imaterial classificado:

    Compreende as tradições e expressões vivas herdadas dos nossos antepassados e passadas aos nossos descendentes, como as tradições orais, as artes do espectáculo, as práticas sociais, rituais e eventos festivos, conhecimentos e práticas relacionados com a natureza ou o conhecimento necessário para a realização do artesanato tradicional.
    A Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO foi aprovada na 32 ª Conferência Geral, em setembro-outubro de 2003 em Paris.

    Lista do Património Imaterial marroquino:


    1. Dieta mediterrânica
    2. Falcoaria, uma herança viva
    3. O Espaço Cultural da Praça Jemaa el-Fna
    4. A Moussem (festividades) de Tan Tan


    1.    Dieta mediterrânica

    A dieta mediterrânica é caracterizada por um modelo nutricional que tem permanecido constante ao longo do tempo e do espaço, cujos principais componentes são o azeite, grão, frutas e produtos hortícolas, frescos ou secos, peixe, produtos lácteos, carnes, muitos condimentos e especiarias tudo acompanhado por vinho ou chá, sempre respeitando as crenças de cada comunidade.
    Baseia-se no respeito pela terra e pela biodiversidade, garantindo a preservação e o desenvolvimento das actividades e ofícios tradicionais relacionados com as comunidades pesqueiras e agrícolas do mediterrâneo.



    Para saber mais:
    Dieta mediterrânica

    2.    Falcoaria, uma herança viva
    A falcoaria é uma arte tradicional que se pode definir como a actividade de preservar e desenvolver falcões e outras aves de rapina para caçar  num ambiente natural. Originalmente usada somente para caça, ela está actualmente associada com a camaradagem e a partilha.

    3. O Espaço Cultural da Praça Jemaa el-Fna
    Jemaa el Fna é um importante espaço cultural de Marraquexe. Tornou-se um símbolo da cidade desde sua fundação no século XI, oferece uma concentração única de tradições culturais populares marroquinas expressas através da música, da religião e das diversas expressões artísticas.



    4.A Moussem (festividades) de Tan Tan

    A Moussem de Tan-Tan no sudoeste de  Marrocos é um encontro anual dos nómadas do Sahara, que reúne mais de trinta tribos do sul de Marrocos e de outras partes do noroeste da África.