Localizado no chamado Magrebe*, o reino de Marrocos é banhado pelo oceano Atlântico a Oeste, e pelo mar Mediterrâneo a Norte, fazendo fronteira com a Argélia a Leste, a Sul e Sudeste com a Mauritânia. Abrange uma área total de 710.850 km². A capital, Rabat, tem uma população de 1 618 700 habitantes (2004), destacando-se também outras cidades, como Casablanca, a maior do país com 3 741 200 habitantes, Fez com 1 019 300 e Tanger com 629 800 habitantes.
    Marrocos caracteriza-se por ser um país montanhoso, destacando-se duas cadeias montanhosas: o Rif, com a orientação Noroeste-Sudeste, que faz, geologicamente, parte das cordilheiras do Sul da Península Ibérica, e que tem como ponto mais alto o monte Tidirhine com 2456 m; e o Atlas, no centro do país, com a orientação Leste-Oeste, cujo ponto mais alto é o monte Tubkal com 4165 m. A Leste situa-se a bacia do Muluya, uma região de terras baixas, semi-árida, criada pela erosão do rio Muluya. Mais a Leste e a Sudeste, encontram-se os altos planaltos, com cerca de 1000 metros de altitude. No Sul, iniciam-se as terras áridas do deserto do Sara .

    *Do árabe , Al-Maghrib significa "poente" ou "ocidente", como consequência da posição ocidental dessa região, relativamente ao resto do mundo islâmico. Opõe-se a Machrek ("nascente"), que designa o oriente árabe e se estende desde o Egipto até ao Iraque e à Península Arábica.

    Divisão administrativa:


     



    Marrocos está dividido em 16 regiões (capitais entre parênteses):

    1.    Chaouia - Ouardigha (Settat)
    2.    Doukkala - Abda (Safi)
    3.    Fez - Boulemane (Fez)
    4.    Gharb - Chrarda - Béni Hssen (Kenitra)
    5.    Grand Casablanca (Casablanca)
    6.    Guelmim - Es-Semara (Guelmim)
    7.    Laâyoune - Boujdour - Sakia El Hamra (Laâyoune)
    8.    Marrakech - Tensift - Al Haouz (Marrakech)
    9.    Meknès - Tafilalet (Meknès)
    10.    Oriental (Oujda)
    11.    Oued Ed-Dahab - Lagouira (Dakhla)
    12.    Rabat - Salé - Zemmour - Zaer (Rabat)
    13.    Souss - Massa - Draâ (Agadir)
    14.    Tadla - Azilal (Béni Mellal)
    15.    Tanger - Tetuão (Tanger)
    16.    Taza - Al Hoceima - Taounate (Al Hoceima)