Turismo em Marrocos: Responsável, sustentável e equitativo



    Criando a Carta de Turismo Responsável , Marrocos comprometeu-se a fazer do turismo um "instrumento de paz e entendimento internacional".
    "O turismo é essencialmente uma ponte entre povos e civilizações, um acto de modernidade e de abertura aos valores humanos e culturais do outro. Um turismo limpo e responsável, pois respeita as pessoas, a natureza, o meio ambiente e as regras e leis que regem o sector. Sua Majestade o Rei Mohammed VI fez do turismo uma prioridade nacional, com uma direcção clara: o turismo responsável. O plano "Visão 2010" prevê medidas específicas para atingir o objectivo do turismo, que desempenha um papel importante no desenvolvimento do país. Entre as muitas iniciativas incluídas na Carta da Turismo de Marrocos Responsável, estão os seguintes valores:
    Respeito pelos Valores
    "As partes interessadas no desenvolvimento do turismo também precisam de ter a atenção necessária para as tradições e as áreas de cultura das populações."
    O respeito pela riqueza cultural
    "A indústria do turismo deve ser projectada para permitir o acompanhamento e o desenvolvimento de produtos culturais, artesanato e folclore tradicional, e não para provocar a sua padronização e empobrecimento."
    Respeitadores pelo ambiente
    "É dever de todos os actores do desenvolvimento turístico proteger o meio ambiente e os recursos naturais, no contexto de um crescimento económico saudável, contínuo e sustentável, capaz de satisfazer equitativamente as necessidades e aspirações do presente e do futuro."
    Respeito pela criança
    "A exploração de seres humanos em todas as suas formas, sexual e principalmente quando é dirigida a crianças, são actos que transformam o princípio do turismo na negação desse mesmo valor."
    A registar:
    Marrocos defende um turismo de respeito numa visão de desenvolvimento sustentável e ética.

    2011 Turismo em Marrocos (vídeo)